Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 11/06/2021

Temos datas importantes na luta pela Diversidade e Inclusão para serem celebradas no mês de junho:

O dia 12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso – Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.  No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Celebrado em 20 de junho, desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é uma data para a reflexão sobre a situação em que se encontram pessoas forçadas a abandonar seus países de origem devido a perseguições, conflitos armados e crises humanitárias

28 de  Junho  é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+  Esta data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual. Também conhecido como simplesmente Dia do Orgulho Gay é um reforço para lembrar a todos os gays, lésbicas, bissexuais e pessoas de outras identidades de gênero que todos devem se orgulhar da sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual.

A origem da data: O ano era 1969 em Nova York, quando o bar Stonewall Inn, no East Village, era ponto de encontro do público LGBT em sua maioria, mas o bar era alvo da polícia, pois não tinha licença para vender bebidas alcóolicas. Naquele ano, os policiais fizeram mais uma revista ao bar, quando deu início uma série de agressões, incluindo funcionários e clientes LGBT. Após seis meses do ocorrido, surgiram as primeiras manifestações LGBT.  Aqui no Brasil o orgulho da Parada teve início em 1997.

O objetivo de Baker, ao criar a bandeira, era transmitir a diversidade e a inclusão do movimento LGBT. Além disso, ele buscava afirmar que a sexualidade é algo natural, um direito humano. Por isso o arco-íris foi escolhido como inspiração:

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) – A inclusão começa por você
12/04/2024
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) – A inclusão começa por você

Celebrado no dia 2 de abril, o Dia Mundial do Autismo é um dos temas mais importantes e atuais...

Podcast 797 – Tiago Brito: A estratégia da LedWave para os novos canais de mídia no varejo
12/04/2024
Podcast 797 – Tiago Brito: A estratégia da LedWave para os novos canais de mídia no varejo

Referência nas tecnologias em LED no país, a LedWave realizou o maior case nacional do segmento...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos