artigos

artigos

Data

23/06/2021

Tempo de Leitura

5 minutos

Por que as debêntures são uma ótima alternativa de investimento em Renda Fixa

Por que as debêntures são uma ótima alternativa de investimento em Renda Fixa

Data

23/06/2021

Tempo de Leitura

5 minutos

Conheça os fatores mais relevantes para avaliar a qualidade de crédito do emissor 

Debêntures são um dos principais ativos que compõem o nosso fundo Rio Bravo Crédito Privado. Essa classe de ativos consiste em títulos de dívidas de empresas privadas, servindo como fonte alternativa de financiamento de médio/longo prazo para essas empresas, seja para projetos específicos ou para reforço da sua estrutura de capital. A decisão de se investir ou não em uma debênture deve se basear na análise de uma série de aspectos qualitativos e quantitativos, tanto do emissor quanto da emissão em questão. Neste texto, focaremos nos fatores mais relevantes para avaliar a qualidade de crédito do emissor.

Com base nos aspectos quantitativos, fazemos uma análise criteriosa dos índices de rentabilidade da companhia, como níveis de faturamento, margem bruta e EBITDA, que visam auferir a sua eficiência operacional, estando diretamente ligados à sua capacidade em ser rentável. Avaliamos, também, os seus índices de liquidez, como liquidez corrente e caixa/dívida de curto prazo, que buscam medir a capacidade da empresa honrar suas dívidas, ou seja, sua aptidão para cumprir corretamente as obrigações passivas assumidas. Outros índices extremamente relevantes para nossa análise são os índices de alavancagem, como Dívida Líquida/EBITDA, Dívida de Curto Prazo/Dívida Total e EBITDA/Despesas Financeiras, que procuram demonstrar o seu perfil da dívida atual, como o tamanho do seu endividamento, seus custos e prazos.

Além das qualidades quantitativas, descritas no parágrafo acima, são igualmente importantes suas características qualitativas, tais como o setor de atuação do emissor, avaliando se existe resiliência em relação às flutuações macroeconômicas (como setores de Transmissão de Energia Elétrica, de Varejo Alimentício e de Saneamento, por exemplo). Priorizamos, ademais, empresas que sejam líderes na sua operação, com maior eficiência em relação aos peers, maior poder de barganha com fornecedores e que, historicamente, demonstram maior resistência em períodos de crise. E é fundamental mencionar outro fator qualitativo importantíssimo para nossa análise: a qualidade da governança corporativa da emissora, em outras palavras, a capacidade dos seus executivos e conselheiros de atuar de maneira transparente e responsável na condução da companhia.

Por fim, debêntures consistem em uma ótima alternativa de investimento em renda fixa, proporcionando maior diversificação à carteira do investidor, sem aumento excessivo de risco e de volatilidade. Nesse contexto, o fundo Rio Bravo Crédito Privado consegue proporcionar ao cotista uma exposição aos melhores ativos dessa classe, dado seu perfil conservador, com nossa análise fundamentalista rigorosa de crédito, tudo isso aliado à sua liquidez diária.

Alex Yugo Hirai – Gerente de Renda Fixa na Rio Bravo. 

Conteúdos relacionados

...
12/08/2022
Podcast 710 – Diego Escosteguy: Os desafios do jornalismo na era da economia da atenção 

De uns anos para cá, a imprensa tradicional passou por mudanças significativas, como a...

...
12/08/2022
Dicas da Semana – A inclusão começa por você 12.08.2022

Hoje separamos algumas dicas de livros bem divertidos, que falam sobre diversidade, com uma...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos