Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

Artigos

Capítulos de uma história que ninguém nunca contou

A conversa necessária sobre o mercado editorial no Brasil precisa incluir a formação de novos leitores

                                                    Por: Sílvio Testa

Em qualquer mercado, seja qual for o seu tamanho, existem regras e exigências que serão as mesmas, conforme critérios já estabelecidos pelas grandes empresas. No mercado editorial, isso não é diferente. Mas tem outro elemento que merece destaque: é necessário formar novos leitores.

Com base na pesquisa “Panorama do consumo de livros – um estudo sobre o perfil e hábitos de compradores de livros no Brasil”, realizada pela Nielsen BookData em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgada em dezembro de 2023, os números apresentados dão conta de um negócio em crise há mais de uma década — agravada com o fechamento das redes de livrarias mega stores. Para que se tenha ideia do cenário, apenas 16% da população brasileira, grande parte da classe C, são considerados leitores versus 84% que alegaram não ter comprado nenhum livro nos últimos 12 meses – ainda que entendam o hábito de leitura como atividade importante.

Será que os argumentos apontados pelos “não-leitores”, como preço, ausência de lojas e falta de tempo, podem desmotivar a compra de livros? Sem dúvida!

Então, isso significa que estamos diante de um grande público em potencial? Tenho dúvidas!

O business do livro é percebido como fácil para novos entrantes. Só que produzir uma obra, divulgar, distribuir, vender e viver financeiramente são capítulos de uma história que quase ninguém costuma contar.

Os custos de operação no mercado editorial

O preço de uma publicação é composto levando em conta os seguintes custos:

  • Manutenção da empresa (os famosos boletos);
  • Serviços editoriais e despesas com divulgação (são pessoas que fazem os livros); g
  • Gráficas para impressão (vale ressaltar que apenas uma empresa fornece papel no Brasil);
  • Tiragem (no caso de uma editora de pequeno porte, a edição pode chegar a, no máximo, 1500 exemplares);
  • Todos os descontos e encargos de distribuição para fazer com que o livro chegue nas mãos do leitor.

Segundo a pesquisa citada acima, uma parte dos leitores prefere fazer suas compras pelas lojas online, pois procuram bons preço e comodidade. Outro grupo opta pelas livrarias físicas, atrás de novidades, além de encontrar aquela obra que ouviu falar ou que lhe foi recomendada (ainda assim, as livrarias físicas também estão presentes na internet).

Em outras palavras, seja impresso ou no formato digital, de e-book ou audiobook, o acesso ao livro hoje é muito fácil.

Internet e sua escassez de tempo

Há outro componente que merece atenção. O tempo sempre foi um bem muito escasso. E agora sentimos isso com mais intensidade, uma vez que esse ativo está totalmente atrelado ao pacote de dados que consumimos todos os dias, tanto nas redes sociais ou nas plataformas de streaming, que cada um dos usuários desliza pela tela do seu dispositivo móvel. 

Formar novos leitores não é uma tarefa fácil. Exige um planejamento educacional em que o livro seja o protagonista no desenvolvimento de um cidadão consciente. Mesmo com a retomada das compras governamentais, em 2018, de livros literários para alunos das escolas públicas de todo o Brasil, estamos muito longe de um cenário ideal para mudar o resultado de uma pesquisa como essa. Com tantas demandas urgentes, um projeto de um país leitor está longe de se tornar a pauta do dia.

Silvio Testa é fundador e publisher da Editora Instante

Conheça a Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finançasEntre em contato!

Conteúdos relacionados

O melhor da semana para você – 01/03/2023
01/03/2024
O melhor da semana para você – 01/03/2023

Livro: Soft skills: competências essenciais para os novos tempos Nessa trilogia, a autora...

Podcast 791 – Beth Goulart: “A minha profissão me deu oportunidade de aprender com outras vidas”
01/03/2024
Podcast 791 – Beth Goulart: “A minha profissão me deu oportunidade de aprender com outras vidas”

A atriz, dramaturga, diretora e cantora Beth Goulart é nossa convidada no episódio de hoje do...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos