Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 03/09/2021

Temos 3 datas importantes no calendário da Diversidade e Inclusão para serem celebradas no mês de setembro:

No dia 08, comemoraremos o Dia Mundial da Alfabetização.  Esse dia foi criado em 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

A alfabetização é a base da educação que, por sua vez, é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). No entanto, o acesso ao ensino básico de qualidade ainda é uma realidade distante para muitas pessoas que encontram dificuldades para se alfabetizar ou continuar os estudos, seja pelas desigualdades sociais, por preconceitos diversos, por disparidades de gênero ou tabus culturais.

Dia 10 é o Dia Mundial do Setembro Amarelo – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

https://www.setembroamarelo.com/

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado anualmente em 21 de setembro. Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.O preconceito e a inacessibilidade pública também são dois pontos centrais a serem debatidos durante essa data e são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

O dia 21 de setembro também marca o início da Primavera no Hemisfério Sul, e é fazendo uma referência a essa estação que a data foi escolhida como marco para celebrar a luta da pessoa com deficiência. Isso porque o fenômeno da Primavera pode ser metaforicamente comparado ao renascimento e renovação da vida, assim como acontece com as flores durante essa estação. Assim, as pessoas com deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde podem viver de forma igualitária e sem preconceitos.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

Podcast 799 – Sérgio de Freitas
26/04/2024
Podcast 799 – Sérgio de Freitas

Um museu com a vocação para a ciência e tecnologia Em 15 anos de existência, o Museu Catavento...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos