Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Calendário da Diversidade e Inclusão – A inclusão começa por você

Temos 4 datas importantes no calendário da Diversidade e Inclusão para serem celebradas no mês de Março:

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em 1975 a Organização das Nações Unidas – ONU oficializou a data como conhecemos hoje: uma celebração e um marco para discussão sobre direitos políticos, sociais e econômicos das mulheres ao redor do mundo.

Dia 21 de Março: Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial

Você sabia que, no Brasil, pessoas negras (pretas e pardas) correspondem a mais da metade da população? Infelizmente, mesmo sendo maioria numérica, a população negra continua sub-representada em espaços de poder – apenas 24% dos 513 deputados federais que atuam na Câmara são negros. Esse e outros dados oficiais mostram que o Brasil ainda tem muito a avançar quanto à equidade racial.

Por isso, o dia 21 de março é uma data importante e uma oportunidade para refletirmos sobre essa luta.  

O Dia Internacional da Síndrome de Down

A data é reconhecida pela ONU mundialmente desde 2012, e representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. Segundo o IBGE, cerca de 300 mil brasileiros têm síndrome de Down.

No entanto, foi somente em 2016 que os direitos das pessoas com a síndrome foram assegurados. A Lei Brasileira de Inclusão, também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) é destinada a assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.

Dia Internacional da Visibilidade Trans

Em janeiro comemoramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans, mas é em 31 de março que é comemorado o Dia Internacional da Visibilidade Trans.

De acordo com levantamento realizado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra) a estimativa média de vida de pessoas trans em 2022 foi de 29,5 anos. Esse dado demonstra a extrema importância da data comemorada em 31 de março mundialmente: a celebração da vida e da luta das pessoas trans!

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Ao longo do mês de março conversaremos mais sobre essas datas tão importantes em nosso calendário da diversidade e inclusão, até breve!

Conheça a Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finançasEntre em contato!

Conteúdos relacionados

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) – A inclusão começa por você
12/04/2024
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) – A inclusão começa por você

Celebrado no dia 2 de abril, o Dia Mundial do Autismo é um dos temas mais importantes e atuais...

Podcast 797 – Tiago Brito: A estratégia da LedWave para os novos canais de mídia no varejo
12/04/2024
Podcast 797 – Tiago Brito: A estratégia da LedWave para os novos canais de mídia no varejo

Referência nas tecnologias em LED no país, a LedWave realizou o maior case nacional do segmento...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos