Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 01/12/23

3 datas importantes no calendário da Diversidade e Inclusão para serem celebradas. Dia da Consciência Negra 2023, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher e Dia da Solidariedade Intersexo

Temos 9 datas importantes no calendário da Diversidade e Inclusão para serem celebradas no mês de Dezembro:

No dia 1° de dezembro é comemorado o Dia Internacional de Combate à AIDS, uma ocasião de apoio às pessoas que vivem com HIV e de homenagem àqueles que faleceram devido à doença. Desde sua fundação em 1988, essa data representa um marco no calendário internacional de saúde, onde agências da ONU, governos e sociedade civil se unem em campanhas anuais para conscientização e arrecadação de fundos, abordando questões específicas relacionadas ao HIV.

A fita vermelha tornou-se um símbolo global de solidariedade, conscientização e apoio às pessoas afetadas pelo HIV, dando voz a esse grupo em relação a questões fundamentais de suas vidas.

Em 2 de dezembro é comemorado o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, uma iniciativa adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1985 para recordar a decisão histórica de suprimir o tráfico de pessoas e a exploração da prostituição, conforme estabelecido na resolução 317, IV, de 2 de dezembro de 1949. O propósito desse dia é promover a erradicação de formas contemporâneas de escravidão, como tráfico de seres humanos, exploração sexual, trabalho infantil, trabalho forçado, servidão por dívida, exploração de trabalhadores migrantes, casamento forçado, remoção de órgãos e recrutamento de crianças para conflitos armados.

No dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992, visando promover a compreensão das questões relacionadas à deficiência e mobilizar apoio à dignidade, aos direitos e à qualidade de vida dessas pessoas.

O Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela ONU em 1985, é observado internacionalmente em 5 de dezembro, com o objetivo de espalhar o espírito de solidariedade por meio de diversas ações realizadas em vários países.

Em 6 de dezembro é celebrado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Essa data, comemorada oficialmente no Brasil desde 2007, tem suas raízes em 1989, quando uma tragédia no Canadá gerou uma mobilização de homens aliados na criação da Campanha do Laço Branco, promovendo a igualdade de gênero e uma redefinição da masculinidade.

No 8 de dezembro é comemorado o Dia do Orgulho Pansexual, celebrando a identidade que ganhou destaque a partir da segunda metade do século XX.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, marca a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral da ONU em 1948, sendo o primeiro documento universal a proteger os direitos humanos e inspirar constituições de Estados democráticos.

Em 13 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, destacando a importância da garantia de direitos e inclusão na sociedade, uma data instituída em 1961 e posteriormente alterada para Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, com esforços do Ministério da Educação (MEC) no combate ao preconceito e à discriminação.

O Dia Internacional da Solidariedade Humana, estabelecido pela ONU em 2005 e celebrado em 20 de dezembro, destaca a importância de ações coletivas para superar desafios globais e alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. Nesse dia, governos renovam compromissos com acordos internacionais visando promover a solidariedade humana e contribuir para o combate à pobreza, com destaque para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

A caminho de uma nova conflagração mundial?
15/07/2024
A caminho de uma nova conflagração mundial?

Desde a crise dos mísseis soviéticos em Cuba, em 1962, o mundo não conhecia tal estado de...

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 12/07/2024
12/07/2024
Dicas da Semana – A inclusão começa por você 12/07/2024

Em 03 de julho é comemorado o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Para marcar essa...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos