Temos datas importantes na luta pela Diversidade e Inclusão a serem celebradas no mês de junho:
12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
Foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002 a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.
15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso
Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos. No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso
20 de junho, desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado
É uma data para a reflexão sobre a situação em que se encontram pessoas forçadas a abandonar seus países de origem devido a perseguições, conflitos armados e crises humanitárias
28 de Junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
Essa data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual. Também conhecido como simplesmente Dia do Orgulho Gay, é um reforço para lembrar a todos os gays, lésbicas, bissexuais e pessoas de outras identidades de gênero, que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha da sua orientação sexual.
A Origem da data: O ano era 1969 em Nova York, quando o bar Stonewall Inn, no East Village, era ponto de encontro do público LGBT em sua maioria e era alvo da polícia, pois não tinha licença para vender bebidas alcóolicas. Naquele ano, os policiai fizeram mais uma revista ao bar, o que deu início a uma série de agressões, incluindo funcionários e clientes LGBT. Após seis meses do ocorrido, surgiram as primeiras manifestações LGBT. Aqui no Brasil, o orgulho da Parada, teve início em 1997.
Você com certeza já viu essa bandeira arco-íris por aí. Ela foi criada por Gilbert Baker, em 1978, para o Dia de Liberdade Gay de São Francisco (Califórnia/EUA). Foi no evento, tido como o precursor da Parada do Orgulho LGBT atual, que as oito cores foram apresentadas ao mundo. Sim, oito cores! Acontece que o modelo inicial da bandeira era um pouco diferente daquele que hoje tem seis faixas coloridas e é amplamente conhecido.
O objetivo de Baker ao criar a bandeira era transmitir a diversidade e a inclusão do movimento LGBT. Além disso, ele buscava afirmar que a sexualidade é algo natural, um direito humano. Por isso o arco-íris foi escolhido como inspiração:
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.