Há 3 datas importantes no calendário da Diversidade e Inclusão a serem celebradas no mês de dezembro:
No dia 03, comemoramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída pela ONU em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. A principal ideia dessa data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.
No dia 08 de dezembro celebramos o Dia Internacional do Orgulho Pansexual. A pessoa pansexual é aquela que sente atração por outra pessoa independente do seu sexo ou gênero, como também por pessoas que não se identificam nem como homens nem como mulheres. Mesmo dentro da comunidade LGBTQIA+ é ainda muito pequena a visibilidade da pessoa pansexual, muitas vezes pela falta de compreensão ou por ser confundida com a bissexualidade.
O dia 13 de dezembro é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data existe desde 1961 e foi criada para reduzir a discriminação e o preconceito com as pessoas cegas. A deficiência visual é a perda total ou parcial da visão sem correção óptica. A perda visual pode ocorrer por doenças, acidentes ou má formação. Diversas doenças podem levar à cegueira, entre elas as doenças da retina.
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.
Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.