Temos datas importantes na luta pela Diversidade e Inclusão para serem celebradas no mês de agosto:
Dia 07 comemoramos a Data de Promulgação da Lei Maria da Penha. A Lei Maria da Penha é uma lei distrital brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Desde a sua publicação a lei é considerada pela Organização das Nações Unidas como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Dia 09 – Dia Internacional dos Povos Indígenas – Criado em 1995, o Dia Internacional dos Povos Indígenas busca garantir autodeterminação e os direitos humanos às diversas etnias indígenas do planeta.
Dia 29 é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – foi criado por ativistas lésbicas e dedicado à data em que aconteceu o 1º Senale (Seminário Nacional de Lésbicas), ocorrido em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro, e que teve como eixo de discussão o tema: “Visibilidade, Saúde e Organização”.
A sociedade brasileira, principalmente a carioca, sofreu um impacto significativo. A mídia reagiu promovendo vários debates sobre o tema e, desde então, o dia 29 de agosto passou a representar um marco na luta das lésbicas pela visibilidade de seus direitos e posicionamento na sociedade como mulher e gay, enfrentando não apenas a homofobia, lesbofobia, mas também a misoginia.
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.
Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.