Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 06/05/2022

O mês de maio é muito importante na luta pela Diversidade e Inclusão. Que essas datas ajudem a reflexão e revisão de nossos preconceitos e vieses:

Desde o fim do século XIX, nos Estados Unidos da América, no Brasil e em vários outros países ocidentais, o dia 1º de maio é tido como o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. Tal data foi escolhida em razão de uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencadeou a partir de uma greve geral nos EUA, que paralisou os parques industriais da cidade de Chicago no dia 1º de maio de 1886.

No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

O dia 13 de maio tem uma grande importância no Brasil pois nessa data, em 1888, foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão. Com a assinatura dessa lei, aproximadamente 700 mil escravos foram libertos de sua condição. A abolição da escravatura foi um processo lento e gradual conduzido pelas elites do Brasil de uma maneira conservadora. Os negros libertos não receberam nenhum tipo de auxílio para sua integração na sociedade brasileira.

13 de maio é usado como o retrato perfeito da extensão do racismo no Brasil pois, mesmo libertos, os negros continuaram sem oportunidades em nosso país. O acesso à educação era limitadíssimo e as oportunidades de emprego eram ruins. Além disso, a cultura negra continuou sendo inferiorizada e estigmatizada por aqui.

Em 17 de maio celebramos o Dia Internacional de Combate à Homofobia.  Esta data foi escolhida pois, em 1990, o homossexualismo foi retirado da lista de classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como sabemos que ainda existe muito preconceito, o dia 17 de maio passou a ser um dia de reflexão e luta no combate ao preconceito das comunidades LBGTQIA+

Em 19 de maio é celebrado o Dia do Orgulho Agênero. Agênero é a ausência de identidade de gênero ou gênero neutro. A partir de 2014  passou a ter mais visibilidade quando houve a criação da bandeira e maior disseminação nas redes sociais. É importante também não confundir o termo “agênero” com “assexual”. Em linhas gerais, o primeiro trata da não identificação com um gênero (identidade de gênero), enquanto o segundo fala sobre não sentir atração sexual (orientação sexual).

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é celebrado no 21 de maio. Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.

O objetivo dessa data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

Shakespeare, 460 anos: o espelho mágico do Bardo
23/04/2024
Shakespeare, 460 anos: o espelho mágico do Bardo

“Ele não era de uma época, mas de todos os tempos!” O conhecido elogio de Ben Jonson a...

Podcast 798 – Alexandre Wasserman: A atuação da Infineat contra a insegurança alimentar
19/04/2024
Podcast 798 – Alexandre Wasserman: A atuação da Infineat contra a insegurança alimentar

No episódio desta semana, nosso convidado é Alexandre Wasserman, que é o CEO da Infineat....

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos