Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 06/08/2021

Hoje vamos entender a diferença entre espiritualidade e religião.

Entendemos por “religião” ou espiritualidade um conjunto de crenças, valores, estilo de vida e práticas devocionais que é regida sob um nome e uma figura institucional. Cada religião possui uma bandeira, uma proposta filosófica e um conjunto de regras que tem como origem um contexto sociocultural.

Pessoas que não se declaram parte de nenhum grupo religioso específico, mas possuem crenças, valores e alguma forma devocional, pratica o que se chama de “espiritualidade“, e utilizam de outras formas para se conectarem com as vibrações emanadas por suas ações e intuição de seus desejos.

Maneiras mais populares que conectam a espiritualidade:

YOGA 

É uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna.    

MEDITAÇÃO 

É uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade e insônia.

REIKI 

É uma técnica de espiritualidade criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra. E acredita-se que desta forma é possível promover o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

Você sabia que o Brasil é o país com a maior diversidade religiosa?

Através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sob o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, o Brasil assegura a liberdade de culto e respeito a toda forma de fé.

Debate a respeito da tolerância religiosa e espiritualidade e como isso impacta na sociedade

A espiritualidade é considerada uma característica marcante na cultura de um povo e, muitas vezes, o ataque à religião pode ser um ataque a um povo, como podemos observar em casos de xenofobia com muçulmanos nos Estados Unidos e Europa e religiões de matrizes africanas no Brasil.  

xenofobia é a aversão e o preconceito contra pessoas estrangeiras ou de culturas diferentes e pode ser detectada pela intolerância religiosa.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Gostou dessa dica da semana? A Rio Bravo Investimentos possui um espaço dedicado exclusivamente para conteúdo de qualidade. Saiba mais!

Conteúdos relacionados

Podcast 798 – Alexandre Wasserman: A atuação da Infineat contra a insegurança alimentar
19/04/2024
Podcast 798 – Alexandre Wasserman: A atuação da Infineat contra a insegurança alimentar

No episódio desta semana, nosso convidado é Alexandre Wasserman, que é o CEO da Infineat....

Dicas de Conteúdo O melhor da semana para você
19/04/2024
Dicas de Conteúdo O melhor da semana para você

Livro: A Coragem de não Agradar – Ichiro Kishimi e Fumitake Koga  O livro, em formato de...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos