diversidade

diversidade

Data

06/08/2021

Tempo de Leitura

5 minutos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 06/08/2021

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 06/08/2021

Data

06/08/2021

Tempo de Leitura

5 minutos

Hoje vamos entender a diferença entre espiritualidade e religião.

Entendemos por “religião” um conjunto de crenças, valores, estilo de vida e práticas devocionais que é regida sob um nome e uma figura institucional. Cada religião possui uma bandeira, uma proposta filosófica e um conjunto de regras que tem como origem um contexto sociocultural.

Pessoas que não se declaram parte de nenhum grupo religioso específico, mas possuem crenças, valores e alguma forma devocional, pratica o que se chama de “espiritualidade“, e utilizam de outras formas para se conectarem com as vibrações emanadas por suas ações e intuição de seus desejos.

Veja abaixo a lista de práticas mais populares que conectam a espiritualidade:

YOGA – É uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam no controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna.    

MEDITAÇÃO – É uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade e insônia.REIKI – É uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia de uma pessoa para outra e acredita-se que desta forma é possível promover o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

Você sabia que o Brasil é o país com a maior diversidade religiosa? Através da Declaração Universal dos Direitos Humanos, sob o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, o Brasil assegura a liberdade de culto e respeito a toda forma de fé.

A picture containing toy    Description automatically generated

A religião é considerada uma característica marcante na cultura de um povo e, muitas vezes, o ataque à religião pode ser um ataque a um povo, como podemos observar em casos de xenofobia com muçulmanos nos Estados Unidos e Europa e religiões de matrizes africanas no Brasil.  A xenofobia é a aversão e o preconceito contra pessoas estrangeiras ou de culturas diferentes e pode ser detectada pela intolerância religiosa.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

...
05/08/2022
Dicas de Leitura – 05/08/2022

Sexta-feira, 05 de agosto de 2022 A política fiscal devia voltar aos fundamentosNeste artigo do...

...
05/08/2022
Podcast 709 – Matias Fernandez: A estratégia da Karvi e as soluções para o comércio de automóveis

Nos últimos anos, o mercado de carros usados tem estado bastante aquecido. Só que o processo de...

...
05/08/2022
Dicas da Semana – A inclusão começa por você 05.08.2022

Temos datas importantes na luta pela Diversidade e Inclusão para serem celebradas no mês de...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos