Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 10/02/2023

O caso Yanomami

Quem são os Yanomami?

Os Yanomami são um povo indígena que habita a região de fronteira entre o Brasil e a Venezuela, no norte da Floresta Amazônica. Do lado brasileiro, as Terras Indígenas Yanomami ocupam uma área de 9,6 milhões de hectares, entre o estado de Roraima e o estado do Amazonas, e abrigam mais de 30  mil pessoas, totalizando 228 comunidades indígenas. A sociedade yanomami está organizada em casas comunitárias ou aldeias autônomas, onde as decisões são tomadas conjuntamente e as tarefas, como a caça e a agricultura, são divididas entre homens e mulheres. Têm seu idioma subdividido em 6 línguas. Foram sempre uma população mais isolada, seu primeiro contato com não indígenas se deu apenas no século passado e ainda têm agrupamentos afastados.

O passado se repete

Além de impactos da colonização, nos anos de 1980-1990, 40% dos integrantes padeceram na primeira corrida do ouro em que 40 mil garimpeiros invadiram seus territórios.  Agora, o passado se repete: estimativas afirmam que 20 mil invasores estão violando e dizimando as vidas dessa etnia, junto de traficantes, empresários e fazendeiros. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, 90% das mortes por conflito no campo decorrem do garimpo.

O que está acontecendo hoje?

Constatou-se recentemente que nos últimos 4 anos, 570 indígenas com menos de 5 anos morreram em decorrência de doenças tratáveis (verme, pneumonia, diarreia, malária, etc).

Também são relatados ataques armados externos, fome e subnutrição, além de casos de abusos sexuais em troca de comida, uma vez que a caça é afugentada por máquinas de desmatamento dentro das reservas e os rios estão contaminados com mercúrio, resultando assim, uma crise humanitária.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?
20/05/2024
As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?

Todo alocador conhece os benefícios básicos de uma carteira bem diversificada, claro que...

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos