Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 11/02/2022

Separamos 4 livros inspiradores, para as crianças, dentro do tema de Diversidade e Inclusão:

Olívia tem 2 papais, de Márcia Leite – 2010 – Olívia é uma menina esperta, que sabe bem o que quer e tem plena noção de como usar algumas palavras para conseguir o que deseja. Quando tem que ficar sozinha enquanto os pais trabalham ela diz que está muito “entediada”. A curiosa menina Olivia tem dois pais. Um brinca de bonecas com ela, o outro sabe cozinhar. Ela fica intrigada com isso. Surge outra dúvida: Quem vai lhe ensinar a usar maquiagem e salto alto se nenhuma mulher mora com eles três?

Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado – 2019 – Com extrema graça e delicadeza, a autora nos apresenta uma menininha negra “linda linda”, com olhos de azeitona e cabelos de noite. Essa fada do luar encanta os leitores e também o coelho branco que não se cansa de perguntar qual o segredo para ela ser tão pretinha. Entre as respostas engraçadas da menina, o coelho finalmente entende que a cor vem da genética: a mãe, a avó e, assim, vai seguindo a genealogia até perder de vista os parentes. Um encanto de livro que aproveita a tradição oral, numa fala coloquial e familiar que pode ser facilmente absorvida pelas crianças que, mesmo não alfabetizadas, se divertirão ouvindo essa homenagem à beleza negra.

Menina não entra, de Telma Guimarães Castro Andrade – 2009 – Um grupo de amigos quer formar um time de futebol, mas não aceitam que Fernanda se junte a eles – porque ela é menina, e meninas não jogam futebol. Mas quando Fernanda lhes mostra que é boa jogadora, percebem que se enganaram e preconceito não ajuda ninguém a ganhar.

Amor entre meninas, de Shirley Souza – 2006 – Com leveza e dinamismo, a autora responde diversos questionamentos sobre sexualidade que garotas fazem a si mesmas na adolescência. Será que sou homossexual porque achei aquela menina bonita? Perguntas assim são feitas com frequência por garotas que estão em dúvida sobre sua sexualidade. Amor entre meninas toca no assunto com uma abordagem leve e dinâmica, tirando dúvidas e desmistificando tabus que levam ao preconceito. A autora trata do amor entre iguais, destacando desde a possibilidade de experimentação, de autoconhecimento e de identificação como parte do desenvolvimento pessoal, até conflitos associados a desejos, sentimentos e emoções decorrentes da relação entre meninas. Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

Shakespeare, 460 anos: o espelho mágico do Bardo
23/04/2024
Shakespeare, 460 anos: o espelho mágico do Bardo

“Ele não era de uma época, mas de todos os tempos!” O conhecido elogio de Ben Jonson a...

Podcast 798 – Alexandre Wasserman: A atuação da Infineat contra a insegurança alimentar
19/04/2024
Podcast 798 – Alexandre Wasserman: A atuação da Infineat contra a insegurança alimentar

No episódio desta semana, nosso convidado é Alexandre Wasserman, que é o CEO da Infineat....

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos