diversidade

diversidade

Data

13/05/2022

Tempo de Leitura

5 minutos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 13/05/2022

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 13/05/2022

Data

13/05/2022

Tempo de Leitura

5 minutos

Hoje vamos falar de dois temas bem importantes e que são considerados crimes: Injúria Racial e Racismo. Você sabe a diferença?  

É importante salientar que as pessoas que cometem esses crimes, desrespeitam preceitos jurídicos, constitucionais, além de impactar a saúde mental da vítima e de seus familiares e colegas de trabalho.

Injúria Racial

A Injúria Racial é um crime estabelecido pelo art. 140, parágrafo 3.º, do Código Penal. São as ofensas direcionadas a uma pessoa ou determinadas pessoas relacionando sua raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, com conteúdo discriminatório, como por exemplo, negro fedido, baiano vagabundo, alemão azedo etc. É um crime contra a honra subjetiva da vítima.Racismo

O Racismo é um crime estabelecido pela Lei n° 7.716/89 da Constituição Federal que o prevê como crime inafiançável e imprescritível. A Lei define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, como por exemplo, impedir que uma pessoa negra entre em um estabelecimento, tenha dificuldade de ter acesso a um emprego ou serviço. Ainda é considerado crime, a fabricação, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais uma dica para você.

Conteúdos relacionados

...
12/08/2022
Podcast 710 – Diego Escosteguy: Os desafios do jornalismo na era da economia da atenção 

De uns anos para cá, a imprensa tradicional passou por mudanças significativas, como a...

...
12/08/2022
Dicas da Semana – A inclusão começa por você 12.08.2022

Hoje separamos algumas dicas de livros bem divertidos, que falam sobre diversidade, com uma...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos