Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 16/12/2022

Que tal aproveitar o final de semana para escolher um novo livro

Diversidade e Inclusão: e suas dimensões – 2022

A obra aborda temas transversais como cultura, liderança, comunicação inclusiva, o papel dos profissionais, dos grupos de afinidade, vieses inconscientes, representatividade, interseccionalidade e tendências.

Fazem parte dessa obra 44 autores renomados, que atuam e vivem a diversidade no seu dia a dia pela representatividade e lugar de fala que tem em cada dimensão, e que trazem uma visão diferenciada em temas como: gênero, gerações, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, diversidade religiosa, corpos, raça e etnia, refugiados e egressos.

Inclusifique – Stefanie K Johnson – 2020

Quase toda empresa hoje em dia prega aos gestores a importância de criar um ambiente diversificado e inclusivo. Mas como conseguir isso? Como garantir que todos possam demonstrar sua individualidade e, ao mesmo tempo, sentir que de fato pertencem à empresa, fazendo parte de um time coeso? A resposta, segundo Stefanie Johnson, é: você deve inclusificar. Diferentemente de diversificar ou incluir, inclusificar implica um esforço contínuo para ajudar equipes diversificadas a se sentir engajadas, empoderadas, aceitas e valorizadas. Afinal, não adianta ter diversidade se as pessoas se sentem excluídas.

Ideias rebeldes – Mathew Syed – 2021

Este livro fortalecerá qualquer empresa, instituição ou equipe, além de trazer muitas aplicações para a vida pessoal: os benefícios inegáveis da nutrição personalizada, conselhos para se libertar da ilusão da câmara de eco e dicas sobre como todos podemos desenvolver uma “mentalidade externa”. Ideias Rebeldes é um plano radical para a solução criativa de problemas. Ele desafia hierarquias, incentiva a dissidência construtiva e nos obriga a repensar a respeito de onde vêm as melhores ideias.

Imperfeitos –Julie Goldchmit – 2022

É um relato íntimo de como a inclusão e a diversidade podem transformar vidas e impactar o mercado de trabalho. Ninguém precisa ser um especialista em inclusão para lidar com as diferenças. É importante ter o desejo de acolher e a vontade de aprender sobre o outro.

Com este livro, Julie quer encorajar as pessoas a se aceitarem como são e mostrar para as empresas que a inclusão social é benéfica para toda a sociedade e que, apesar das diferenças, existe algo que nos torna iguais: somos todos imperfeitos.

Julie Goldchmit tem 25 anos e é assistente de marketing de uma das maiores empresas de produtos de consumo do mundo. Ela tem uma excelente memória e rapidez na leitura e gosta muito de fazer amizades. Hoje, Julie tem muitos amigos, ama a sua profissão e se sente pertencente ao seu trabalho. Mas nem sempre foi assim.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?
20/05/2024
As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?

Todo alocador conhece os benefícios básicos de uma carteira bem diversificada, claro que...

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos