Corrigir as desigualdades é um passo fundamental para que se construa uma sociedade mais justa. Isso implica rever as arbitrariedades seculares, estruturais e cumulativas que têm mantido os privilégios de um grupo em detrimento da difusão de direitos fundamentais para a totalidade da população.
Abaixo alguns conceitos distintos que atuam também como uma forma de manutenção das desigualdades sociais.
Preconceito
É uma opinião que formamos sobre uma pessoa antes de conhecê-la. É um Pré-conceito, é julgamento precipitado sobre alguém. Essa atitude pode ocasionar constrangimentos, situações complicadas e até mesmo violentas.
Discriminação
É uma forma de tratamento injusto ou negativo de uma pessoa, tratar o outro como inferior, julgando suas características físicas, gênero, opção sexual, habilidades, educação, estado civil, condições financeiras.
Segregação
É definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores como a raça, o poder aquisitivo, a religião, a etnia, a educação, a nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.
A discriminação tem origem no preconceito.
A pessoa preconceituosa tem opiniões infundadas, estruturadas em ideias pré-concebidas e fruto da ignorância. Já a discriminação social é algo mais concreto, uma atitude de segregação ou tratamento diferenciado, inferiorizando um indivíduo ou grupo de indivíduos.
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.
Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.