Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 22/04/2022

Rafael Gimenes, Analista da Área de Multi-Asset da Rio Bravo, contribuiu com as dicas desta semana enviando um documentário com a história de como a Disney/Pixar estão criando filmes com mais diversidade e inclusão.

The Discovery That Changed Pixar’s Storytelling – YouTube

A Disney/Pixar, através do Programa “SparkShorts”, lançou algumas animações que mostram a importância de buscar temas mais sensíveis à sociedade, como amizade, parceria e amor ao próximo. O que tem chamado a atenção do projeto, no entanto, mais do que as encantadoras animações oferecidas, é o passo dado pelo estúdio em abraçar questões que, além de sensíveis, são vistos como tabus sociais e ganham espaço para reflexão pública com a iniciativa.

Purl, 2018: Este curta de apenas 8 minutos, foi o primeiro programa “SparksShorts” e trata da toxidade e opressão masculina em ambientes corporativos. Em uma entrevista ao “Meet the filmmakers“, a diretora Kristen Lester conta que a ideia de Purl veio de sua própria vivência pessoal como animadora em um meio predominantemente masculino. “Eu era a única mulher na sala e, assim, para fazer o que eu mais amava, eu meio que me tornei ‘um dos caras’. E então eu comecei a trabalhar na Pixar com equipes femininas, pela primeira vez, e isso realmente me fez perceber quanto do meu aspecto próprio eu tinha deixado para atrás”.

Float, 2019:   É um curta-metragem lançado pela Pixar no fim de 2019 baseado na história pessoal do roteirista com o seu filho autista. A animação mostra a reação de um pai quando percebe que seu bebê é capaz de flutuar. Ele se vê inseguro diante da expressão de estranhamento dos outros e vive o dilema entre esconder o filho em casa, dos olhares maldosos, ou misturá-lo às demais crianças, valorizando a sua característica diferente.

Loop, 2020:  Também é um curta-metragem lançado pela Pixar no começo deste ano. A trama delicada acompanha dois personagens: Rene, uma menina de 13 anos dentro do espectro autista e que não se comunica oralmente, e Marcus, um jovem que nunca entrou em contato com esse universo não-verbal. Apesar de tão diferentes, o dois têm em comum a paixão pela canoagem – e é justamente na canoa que a narrativa se desenrola.

Out – “Segredos Mágicos” – 2020: É o primeiro curta da Pixar com um casal LGBT. O filme de 12 minutos conta a história de Greg, um homem que tem sua vida transformada após ganhar um filhote de cachorro. O filhotinho proporciona uma nova visão de Greg em relação à sua vida e o ajuda a revelar a seus pais o segredo sobre sua sexualidade.

Pegue a pipoca, a sessão vai começar.Lembre-se:a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais uma dica para você.

Conteúdos relacionados

O melhor da semana para você – 24/05/2024
24/05/2024
O melhor da semana para você – 24/05/2024

Artigo: Don’t Believe the AI hype Um dos temas mais quentes no último ano tem sido os avanços...

Podcast 803 – Adalberto Fazzio: “Os alunos têm de aprender a questionar”
24/05/2024
Podcast 803 – Adalberto Fazzio: “Os alunos têm de aprender a questionar”

No episódio desta semana, nosso convidado é Adalberto Fazzio, doutor em Física pela USP,...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos