Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Direitos e Conquistas das Mulheres – A inclusão começa por você

Conheça todos os direitos conquistados pelas mulheres no Brasil

Março é conhecido como o “Mês da Mulheres” e realmente temos muito o que comemorar, mas ainda temos um longo caminho a trilhar em direção a igualdade.

Separamos alguns dos principais marcos da história de conquistas da mulher no Brasil. Devemos relembrar esses grandes feitos e manter acesa a chama da alegria, esperança e luta feminina no país, mas sem esquecer o quanto ainda há a ser conquistado.

Direitos e conquistas da mulher no Brasil até hoje

  • 1827 – Meninas são liberadas para frequentarem a escola
  • 1832 – A obra “Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens” é publicado
  • 1852 -Primeiro jornal feminino – Editado por mulheres e direcionado para mulheres, surgiu o Jornal das Senhoras, que afirmava que as pessoas do sexo feminino não deveriam executar afazeres do lar. Depois disso, outros jornais foram lançados, como “O Bello Sexo” em 1862 e “O Sexo Feminino”, em 1873. 
  • 1879 – As mulheres brasileiras foram autorizadas a estudar em cursos de nível superior;
  • 1910 O primeiro partido político feminino é criado
  • 1928 – Foi eleita a primeira prefeita da História do Brasil: Alzira Soriano de Souza, em Lages — Rio Grande do Norte
  • 1932 – As mulheres conquistam o direito ao voto.
  • 1946 – A obrigatoriedade do voto foi estendida a todas as mulheres;
  • 1962 – É criado o Estatuto da Mulher Casada- a Lei nº 4.212/1962 permitiu que mulheres casadas não precisassem mais da autorização do marido para trabalhar. A partir de então, elas também passariam a ter direito a herança e a chance de pedir a guarda dos filhos em casos de separação.
  • 1974 – Mulheres conquistam o direito de portarem um cartão de crédito
  • 1977 – A Lei do Divórcio é aprovada
  • 1979 – Mulheres garantem o direito à prática do futebol
  • 1985 – Surge a primeira Delegacia da Mulher em São Paulo. Cresce o número de serviços voltados para a mulher (S.O.S. Mulher, Serviço de Orientação à Família).
  • 1988 – A Constituição Brasileira passa a reconhecer as mulheres como iguais aos homens e ocorreu o primeiro encontro nacional de mulheres negras.
  • 2002 – “Falta da virgindade” deixa de ser motivo para anular o casamento
  • 2006 – Sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei Maria da Penha – foi criada para combater à violência doméstica contra a mulher no Brasil. A norma estabeleceu que a violência doméstica –física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral– é crime.

2015 – É aprovada a Lei do Feminicídio

2018 – A importunação sexual feminina passou a ser considerada crime

Atualmente, as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo assim, elas ainda são minoria na política. Apenas 12% das prefeituras brasileiras são comandadas por mulheres, segundo o TSE.

Uma projeção feita pelo Fórum Econômico Mundial em 2018 mostra que serão necessários mais de dois séculos para haver igualdade de gênero no mercado de trabalho. Em outros segmentos, como educação, saúde e na política, as desigualdades entre homens e mulheres precisarão de 108 anos para terminar.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Conheça a Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finançasEntre em contato!

Conteúdos relacionados

Podcast 799 – Sérgio de Freitas: Um museu com a vocação para a ciência e tecnologia
26/04/2024
Podcast 799 – Sérgio de Freitas: Um museu com a vocação para a ciência e tecnologia

Em 15 anos de existência, o Museu Catavento já recebeu 7 milhões de visitantes e é um dos...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos