Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

A Língua Brasileira de Sinais – A inclusão começa por você

A importância da Libras para uma sociedade mais justa e inclusiva.

O Brasil é um país com grande diversidade linguística. Além da língua portuguesa, das línguas dos povos nativos e aqueles pertencentes a comunidades de imigrantes, nosso país possui também a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Trata-se de uma língua visual-espacial, diferente das línguas naturais faladas na maneira de ser manifesta, mas igual em seu papel de garantir a comunicação entre os indivíduos. 

A importância da libras em nossa sociedade

A Libras, como se convencionou ser chamada esta língua, é a principal forma de comunicação das pessoas surdas do Brasil. Estima-se que é utilizada por mais de 5 milhões de pessoas em nosso país. O Estado brasileiro reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos seus cidadãos por meio da Lei Federal  10.436/2002

É necessário ressaltar que a Libras não é uma variação da língua portuguesa, e sim uma língua por si só, utilizada apenas no Brasil, apesar de guardar similaridades importantes com línguas de sinais de outros países da América e da Europa.

Como podemos nos comunicar utilizando a libras?

Baseado em formas de comunicação autóctones, com forte influência da língua francesa de sinais. A libras exerce um papel importantíssimo de combater a ideia errônea de que a Libras é apenas um emaranhado de ‘gestos naturais’ ou ‘mímicas’. Esta é uma língua por si só, dotada de características próprias. 

Da mesma forma que as línguas naturais orais-auditivas, a Libras possui vocabulário próprio, e diferentes níveis linguísticos como morfologia, sintaxe e semântica. Sua gramática é única, e não deve ser vista à luz da gramática da língua portuguesa.

Seu léxico, em vez de ser representado por palavras, é feito por sinais, com o auxílio das mãos. Para uma melhor compreensão do idioma, é necessário compreender também os movimentos, os pontos de articulação, assim como as expressões faciais e corporais da pessoa que usa a Libras como forma de comunicação. Esses aspectos funcionam tal qual as diferentes entonações usadas nas línguas orais-auditivas. 

A complexidade da linguagem

A Libras é um sistema linguístico de transmissão de ideias, fatos e emoções usada por indivíduos ao redor do Brasil, país de dimensões continentais e com grande diversidade regional. Por esse motivo, a língua também apresenta uma série de regionalismos, com maneiras diferentes de representar a mesma ideia variando de localidade para localidade. 

Pessoas ouvintes podem aprender Libras com o intuito de se comunicar com as pessoas surdas. Geralmente, esse aprendizado é encorajado para pessoas que possuem familiares ou amigos surdos, e para pessoas que costumam conviver com pessoas surdas sinalizantes.

Para a pessoa ouvinte que aprende Libras, além de ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional, há a inegável contribuição para a inclusão social de pessoas surdas e deficientes auditivas como um todo.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Venha para Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais serviços, dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finanças. Entre em contato!

Conteúdos relacionados

As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?
20/05/2024
As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?

Todo alocador conhece os benefícios básicos de uma carteira bem diversificada, claro que...

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos