Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Mês da Consciência Negra – A inclusão começa por você

Principais eventos no Mês da Consciência Negra

Hoje, vamos falar sobre a Virada da Consciência e as célebres comemorações que ocorrerão de 13 a 20 de novembro, como enfoque o mês da Consciência Negra.

O evento que é popularmente conhecido como Virada da Consciência Negra foi criado em 2018, e é uma das maiores e mais importantes ações do país. Tem como objetivo comemorar um movimento civil, empresarial e acadêmico, visando promover a igualdade racial.

Tradicionalmente organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares, sendo que este ano homenageará a jornalista Glória Maria, que veio a falecer em fevereiro de 2023.

Viradão do mês da consciência negra

Neste ano, será a 6ª Virada da Consciência, justamente com ações voltadas à cultura, ao esporte, ao lazer e ao entretenimento. Contando com cerca de 500 eventos que serão realizados pela instituição Zumbi dos Palmares e seus parceiros ao longo do Mês da Consciência Negra.

Sendo uma das principais o Troféu Raça Negra, que premia personalidades atuantes com ações contra o racismo, a favor da educação, o respeito, a valorização e o resgate do protagonismo negro. O que reforça a expectativa de ser a maior edição já realizada pela instituição.

Dia de relembrar e celebrar a memória de Zumbi dos Palmares, como também Dandara e outros símbolos da resistência negra, analisar a posição do negro e da negra na sociedade e no cenário atual.

É através deste evento no Mês da Consciência Negra elaborado pela respeitada instituição Universidade Zumbi dos Palmares que, por meio dessas celebrações, contribui com ensinamentos à sociedade e reflexão. Nos permitindo olhar novas formas de enfrentar a discriminação, a intolerância e o racismo que ainda perduram.

Eventos confirmados para o mês da consciência negra

1º Congresso Unisamba 2023 – Samba do Futuro: Inclusão, Sustentabilidade e Tecnologia

A curadoria contará com a jornalista Claudia Alexandreo evento unirá comunidades acadêmica e do samba para debater o potencial das organizações carnavalescas de São Paulo, que ocorrerá nas datas de 14 a 17 de novembro. O congresso é gratuito e vai oferecer 70 vagas por dia, que serão entregues por ordem de chegada na Fábrica do Samba, localizada na Avenida Dr. Abraão Ribeiro, 505, Bom Retiro.

3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial

O evento contará com os movimentos: Mover (Movimento Empresas pela Equidade Racial), o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI +, o BNDES e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Presidência da República. Além de tratar de questões relacionadas ao combate ao racismo, debaterão sobre: “Neoreindustrialização, Inclusão, Diversidade, Mudanças Climáticas e Descarbonização da Economia”. O evento presencial é gratuito, e ocorrerá em FIESP Paulista, nos dias 16 e 17.

12º Congresso Educacional Internacional

O congresso terá o lançamento do 2º livro – “A última trincheira da educação”, do ex-ministro da Educação, Sr. Cristovam Buarque. Além disso, buscará tratar do tema sobre “O Brasil que queremos ter”, com mesas de diálogo sobre educação, comunicação, cultura e práticas ESG. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17, no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, momento em que ofertarão bolsas de estudos para alunos negros e em situação de vulnerabilidade.

8º Festival Afrominuto

O evento contará com 4 vídeos selecionados pela Universidade Zumbi dos Palmares em conjunto com os alunos de publicidade e propaganda, vencedores da edição. Contudo, o festival tem como objetivo incentivar os estudantes das redes pública e privada de São Paulo a produzirem os vídeos curtos que promovam a valorização da diversidade étnico-racial e da cultura afro-brasileira, que são escolhidos para serem apresentados neste momento. O evento é na própria Universidade Zumbi dos Palmares.

2º Concurso Samba no Pé

O evento aproveitará o momento para premiar com uma bolsa de estudo os participantes, homens e mulheres com mais de 18 anos, que se inscreveram até o dia 31 de outubro. O concurso será na Fábrica do Samba, no dia 18/11.

1º Baile Virada da Consciência

Contará com o grupo Musicaliando Dançante Especial, que vai tocar samba-rock e black music dos anos 70 até os anos 2000. Entretanto, aqui vai uma dica importante sobre o traje: deve ser esporte chique e é proibido a entrada usando tênis ou boné. O Baile ocorrerá no Clube Esperia, na Avenida Santos Dumont, 1313 (ao lado estação Armênia do metrô), e o ingresso do primeiro lote custa R$ 50,00.

1ª Feijoada da Consciência

Além de uma experiência gastronômica de feijoada, os participantes poderão desfrutar do evento que contará com atrações musicais que incluem o DJ Estevão, 2 PAC e o projeto Cabeça Branca. O evento ocorrerá na Fábrica do Samba e custa R$ 30,00, os ingressos são vendidos na Universidade Zumbi dos Palmares, LigaSP e UESP.

Lançamento do livro “Maria, Glória do Brasil”

Escrito por jornalistas como Flávia Oliveira, Dulcineia Novaes, Francisca Rodrigues, Luciana Barreto e Zeca Camargo, em colaboração, tendo sido idealizado por Tom Farias. O lançamento será na universidade Zumbi dos Palmares.

11ª Flinksampa (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra de São Paulo)

O momento será marcado pela programação em homenagem a Glória Maria e sua trajetória transformadora no jornalismo televisivo, com curadoria do escritor, jornalista, ensaísta, dramaturgo e roteirista Tom Farias. O evento ocorrerá nas datas de 18 e 19.

2º Torneio de Basquete 5×5

A competição reunirá oito equipes masculinas e oito femininas. O evento promete emocionantes partidas, rivalidades saudáveis e, acima de tudo, celebração da diversidade e inclusão através do esporte. Será aberto ao público e acontecerá de 18 a 20/11, no ginásio poliesportivo e no ginásio principal do Clube Esperia.

1º Encontro de Baterias de Escolas de Samba

Este é o maior encontro de baterias de escolas de samba e blocos carnavalescos de São Paulo. Além disso, o momento também permite a bateristas e agremiações que se inscrevam para participar e ter acesso à camiseta do encontro. O evento será no Masp, na Avenida Paulista, dia 19/11.

Show com artistas

O encontro será marcado por reunir grandes nomes da música brasileira, e conta com ajuda da Secretaria Municipal de Cultura. O evento acontecerá no Campus da Universidade Zumbi dos Palmares, que em breve informará maiores detalhes.

21º Troféu Raça Negra

Receberá como orador de abertura da entrega, o atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Exmo. Senhor Ministro Luís Roberto Barroso, que também receberá uma estatueta. Além da presença de outras autoridades, artistas, ativistas, escritores e empresários engajados na causa da igualdade racial ou cuja biografia é exemplo de sucesso dentro dessa perspectiva. O evento ocorrerá na sala São Paulo.

A programação completa e outros eventos podem ser conferidos no site da Virada.

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Mês da Consciência Negra na Rio Bravo Investimentos

Diversidade e inclusão é regra aqui na Rio Bravo! Acessando ao nosso portal Orbita você pode ter acesso aos mais variados conteúdos e notícias. Além disso, é possível conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, como dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finanças. Entre em contato!

Conteúdos relacionados

O melhor da semana para você – 24/05/2024
24/05/2024
O melhor da semana para você – 24/05/2024

Artigo: Don’t Believe the AI hype Um dos temas mais quentes no último ano tem sido os avanços...

Podcast 803 – Adalberto Fazzio: “Os alunos têm de aprender a questionar”
24/05/2024
Podcast 803 – Adalberto Fazzio: “Os alunos têm de aprender a questionar”

No episódio desta semana, nosso convidado é Adalberto Fazzio, doutor em Física pela USP,...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos