5 datas importantes no calendário da Diversidade e Inclusão no mês de Março:
O Dia Mundial de Zero Discriminação, celebrado em 1° de março marca a data da luta contra o racismo, a discriminação na escola, no trabalho e em outras atividades que possam reduzir a capacidade de participação plena e significativa da população na sociedade.
Afirmamos aqui o direito de todas as pessoas, não importando sua origem, idade, raça, etnia, religião, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, ocupação, renda e outros a uma vida plena, digna e produtiva. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, já consagrou que todas as pessoas são iguais, em dignidade e valor, sem estigmas ou discriminações.
Em março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em uma fábrica em Nova York, elas reivindicavam melhores condições de trabalho, redução da jornada e direito à licença maternidade. Em homenagem às vítimas, no ano de 1911, foi instituída a comemoração de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.
Essa data marca a inclusão da diversidade como tema importante na sociedade.
Diversidade e Inclusão: 21 de março Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial
Esta data foi criada pela ONU em memória ao “Massacre de Shaperville”, ocorrido em 1960 na África do Sul, quando cerca de 20 mil pessoas protestavam contra a lei do passe, que obrigava negras e negros a andarem com identificações que demarcavam os lugares onde poderiam percorrer. Os manifestantes foram atacados por tropas militares do apartheid e 69 pessoas foram mortas e outras 189 ficaram feridas. A data é um marco na luta da comunidade negra contra o racismo.
21 de março dia Internacional da Síndrome de Down
Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março (21/3), representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.
Em janeiro comemoramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans, mas é em 31 de março que é comemorado o Dia Internacional da Visibilidade Trans.
Iniciada nos Estados Unidos em 2009, a comemoração do Dia Internacional da Visibilidade Trans, engaja uma maior participação de entidades globais ligadas aos direitos humanos. A data se tornou oficial no calendário americano a partir de 2021, com uma decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que é apoiador da causa da diversidade de identidade de gênero.
Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.
Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas da Rio Bravo para você.