Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas de Leitura – 06/05/2022

A Culpa toda é do Fed?

O artigo de Kenneth Rogoff, publicado no Project Syndicate, defende que nem toda a culpa dos altos níveis de inflação nos EUA é do Fed. De acordo com o autor, apesar da autoridade monetária americana gozar de certa independência, a influência do sistema político tem um papel importante na alta dos preços. Além disso, a ação do Banco Central americano não teve grandes controvérsias no meio de economistas, o que significa que mesmo que tenha errado, o Fed não errava nadando contra a maré.

Acessar artigo

Desafios para o crescimento na Ásia

Recentemente, as perspectivas para a economia no continente asiático pioraram. Este artigo do IMF blogs traz os motivos pelos quais a preocupação é justificada e o que devem fazer os governos para se preparar para a crise. Dentre as razões, o que se destaca é a guerra na Ucrânia que elevou preços de commodities e reduziu a demanda europeia, além de impactar negativamente os termos de troca. O Fed e os lockdowns na China também impõem um desafio relevante.

Acessar artigo

A recessão pode, ou não, acontecer

Neste texto do prêmio Nobel Paul Krugman, publicado no New York Times, o autor discute as chances de a economia americana entrar em uma recessão ocasionada pelo Fed. Nesses tempos incertos, fazer um pouso suave da economia americana não é uma tarefa fácil. Krugman, então explora as possibilidades de erro no processo de aperto monetário. Os equívocos podem ocorrer nos dois sentidos, tanto de uma política monetária mais amena do que deveria, tanto uma política monetária mais restritiva do que é necessário.

Acessar artigo

Cultura

A recomendação de cultura dessa semana é a terceira edição da Revista Olympio. A revista é uma curadoria de textos que pretendem conectar a literatura com outras formas de arte e conhecimento. O tema desta edição é a utopia e a distopia no contexto de pós pandemia.

Revista na Amazon

Recomendação Rio Bravo

A recomendação Rio Bravo desta semana é o livro “Nós do Brasil: Nossa herança e nossas escolhas”, escrito pela economista Zeina Latif. O texto é mais uma tentativa de destrinchar as origens do subdesenvolvimento brasileiro e as razões atuais que impossibilitam que o Brasil se torne um país desenvolvido. Nele, a autora voltará para as peculiaridades da história nacional, como o longo período de escravidão, e avançará sobre questões mais atuais, como as falhas no sistema educacional.

Livro na Amazon

Conteúdos relacionados

As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?
20/05/2024
As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?

Todo alocador conhece os benefícios básicos de uma carteira bem diversificada, claro que...

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos