Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas de Leitura – 08/04/2022

Um lembrete de que vivemos em um mundo finito

O texto, publicado pela GMO Asset e escrito por Jeremy Grantham, discorre sobre uma questão de suma importância que foi exacerbada pelo contexto da guerra: a sustentabilidade. O conflito na Ucrânia, ao produzir choques de oferta, deve nos relembrar que vivemos em um mundo de recursos finitos e que, portanto, precisamos refletir sobre o meio ambiente. Fazer a transição para um mundo sustentável será um processo intensivo em uso de recursos e, assim, o mundo deverá superar os desafios trazidos pelas cadeias de suprimentos e pelo combate no leste europeu

Acessar artigo

Vale a pena cortar impostos da gasolina?

Escrito por Metcalf e publicado pela Econofact, este artigo promove uma discussão a respeito de uma medida frequentemente discutida no Brasil: o controle de preços da gasolina. Com a elevação dos preços do petróleo, vários países cogitaram reduzir impostos sobre preços de combustíveis, incluindo o Brasil. Olhando para o caso americano, o autor conclui que a melhor solução para os altos preços é uma ajuda focada nos que mais precisam e não um corte geral de impostos.

Acessar artigo

Por que o FMI está atualizando sua visão a respeito de fluxos de capital?

Com o advento da pandemia da Covid-19 e agora com a eclosão da guerra na Ucrânia, o mundo observou uma grande movimentação de capital para países considerados mais seguros. Neste artigo do FMI, os autores elaboram os motivos pelos quais a instituição mudou sua perspectiva sobre fluxo de capital, e agora sugere aos países que conciliar prudência macroeconômica e gerenciamento de fluxos de capital é benéfico para a economia.

Acessar artigo

Cultura

A recomendação cultural dessa semana é o livro “Para ouvir Sylvia Telles”, que desvenda a vida e obra da cantora que influenciou grandes nomes da música nacional. Telles incentivou Nara Leão e Elza Soares no início de suas carreiras. O livro conta com depoimento de Maria Bethânia, além de fala inédita de João Gilberto sobre a artista.

Acessar site

Recomendação Rio Bravo

A recomendação da Rio Bravo desta semana é o livro “A passos lentos” de Abreu, Lago e Vilella. A obra, lançada no mês passado, investiga fatos estilizados sobre a economia brasileira no Século XIX. Pautando-se em análises estatísticas, o trabalho mostra que a forma como se entende o Brasil Império está parcialmente correta.

Acessar Livro

Conteúdos relacionados

As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?
20/05/2024
As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?

Todo alocador conhece os benefícios básicos de uma carteira bem diversificada, claro que...

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos