Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas de Leitura 23/12/2021

Is the Air Coming Out of the Bubbles? And Is That Healthy or Ominous?

A Bridgewater Associates, um dos maiores hedge funds do mundo, criou métricas para identificar bolhas no mercado. Neste ótimo artigo, os autores destacam que há indícios de bolhas em empresas de tecnologia, SPACs, criptomoedas, NFTs, entre outros setores. Recentemente algumas dessas bolhas começaram a “murchar”, e, apesar de isso indicar um cenário mais positivo, traz ainda inúmeros desafios para os próximos meses.
Acessar artigo 

Value traps vs. Growth traps

Nesse artigo da GMO, gestora de fundos americana, os autores destacam que os “growth traps” foram mais profundos que os “value traps”, o que pode ser justificado pelos valuations elevados dessas ações. Essas armadilhas podem ser entendidas como a desvalorização de uma ação de “valor” (ou “growth”), que passa a ser vista como subvalorizada, mas que continua performando mal nos períodos seguintes. A armadilha se forma quando os gestores investem nessas ações acreditando estarem subvalorizadas, e acabam perdendo com a continuidade da sua fraca performance.

Acessar artigo

The big market questions for 2022

Com 2022 se aproximando, vale a pena se atentar às principais questões que devem definir a economia e os mercados no próximo ano. Nesse artigo do Financial Times, os autores destacam a discussão sobre a transitoriedade da inflação, sobre os preços das ações americanas, as perspectivas para a economia europeia e o que esperar da China nos próximos anos, como as principais preocupações para o ano que chega.

Acessar artigo

Cultura

Esse artigo interessante publicado na BBC, faz uma análise sobre o filme “Don’t Look Up”, lançado recentemente e que mostra como indivíduos lidam com um asteroide que está próximo a colidir com a terra. O interessante do artigo é que o autor faz uma relação com a evolução do cinema e da literatura da “ficção de impacto”, que retrataram e cresceram com histórias sobre esse tipo de episódio. O artigo destaca os principais trabalhos que se basearam nesse “medo”, desde o século 17, quando os primeiros asteroides foram descobertos.

Acessar artigo

Recomendação Rio Bravo

A recomendação desta semana vai para o livro Aftershocks: Pandemic Politics and the End of the Old International Order. Esse livro destaca como a pandemia deve afetar a organização política global. Segundo os autores, por uma série de razões apontadas no livro, a tendência é que a sociedade adote tons mais protecionistas e nacionalistas nos próximos anos e a pandemia teve elevada importância nessa mudança geopolítica.

Acessar livro

Conteúdos relacionados

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 17/05/2024
17/05/2024
Dicas da Semana – A inclusão começa por você 17/05/2024

Há 34 anos, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos