Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas de Leitura – 25/03/2022

À prova de sanções?

Publicado no EconoFact, esse artigo irá explorar os efeitos das sanções econômicas à Rússia. O autor, Christopher Miller, irá explorar o argumento do Kremlin de que a Rússia é à prova de sanções. O sucesso das medidas feitas pelo governo russo pré-invasão deve ser limitado. Os impactos para a economia não devem encerrar a guerra, mas podem ter implicações políticas para o governo e devem minar a economia do país daqui para frente.

Acessar artigo

Consequências Econômicas da invasão à Ucrânia

Ainda sobre a guerra, esse artigo publicado no Blog do FMI discute os riscos à segurança alimentar que o conflito trouxe ao mundo. Os autores discutem como os altos índices de inflação de produtos alimentícios têm efeitos heterogêneos em diferentes locais. Além disso, refletem sobre como a guerra pode penalizar ainda mais países de menor renda. Um dos destaques do artigo são os possíveis efeitos no continente africano.  

Acessar artigo

A convivência com o vírus

Esse artigo do The Economist argumenta que a China neste momento não tem escolha a não ser manter sua política de Zero-Covid, mesmo que isso signifique lidar com impactos negativos na economia. O sistema de saúde do país não está preparado para lidar com o número de doentes e a vacina menos eficaz aplicada na população não deixam alternativas. Entretanto, de acordo com o texto, a transição para uma política menos restritiva é inevitável, especialmente pelas novas variantes mais transmissíveis.

Acessar artigo

Cultura

Dia 21 de março foi o dia mundial da poesia. Pensando nisso, a dica cultural desta semana é a coletânea de vídeos feita pelo Estadão com declamação dos textos dos principais nomes da literatura brasileira. Dentre os nomes estão: Vinicius de Moraes, Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

Acessar site

Recomendação Rio Bravo

A recomendação da Rio Bravo desta semana é o podcast do The Guardian que discute a importância política e as possíveis consequências da política de Zero-Covid na China. De acordo com os correspondentes chineses do Jornal, as restrições são uma grande conquista para a autocracia Chinesa.

Acessar Podcast

Conteúdos relacionados

As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?
20/05/2024
As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?

Todo alocador conhece os benefícios básicos de uma carteira bem diversificada, claro que...

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos