Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas de Leitura – 28/01/2022

Desafios do crescimento econômico mundial para 2022

Na divulgação do World Economic Outlook, nesta semana, o FMI reduziu as projeções para o crescimento econômico mundial em 2022. Neste artigo, publicado no blog do órgão, são destrinchados os principais desafios que devem levar a economia mundial a um crescimento menor do que era esperado no último relatório.

Crescimento econômico mundial: diferentes inflações, diferentes políticas monetárias

Nas últimas semanas, o Fed tem indicado que irá mudar os rumos da política monetária para controlar uma inflação mais persistente. A Europa também reporta inflação elevada, mas o Banco Central Europeu (ECB) não tem indicado o início do aperto monetário em 2022.

Neste artigo, publicado no Project Syndicate e de autoria de Jean Pisani-Ferry, são discutidas as diferenças entre a inflação americana e a europeia.

Reduzir o balanço de ativos substitui uma alta de juros?

Discussões a respeito da redução do balanço de ativos do Fed como instrumento de aperto monetário estão em alta em meio as movimentações da autoridade monetária. Este artigo da The Economist propõe que o mecanismo não é equivalente a uma alta nos juros e deve ser usado com cautela.

Dica cultural

A semana de arte moderna de 1922 comemora seus 100 anos em fevereiro. Motivadas pela data, foram lançadas três novas obras que discutem a vida e a obra de Oswald de Andrade, trazendo novas facetas daquele que é por muitos considerado a principal figura do movimento modernista no Brasil.

Recomendação Rio Bravo

O clima de tensões geopolíticas no mundo tem colocado sanções comerciais em pauta, que podem dificultar o comércio exterior brasileiro e até o crescimento econômico mundial. Com isso em mente, além dos desdobramentos recentes para a entrada do Brasil na OCDE, nossa recomendação vai para o livro: Política comercial no Brasil: causas e consequências do nosso isolamentode Emanuel Ornelas, João Paulo Pessoa e Lucas Ferraz.

Gostou dessa dica de semana? A Rio Bravo Investimentos possui um espaço dedicado exclusivamente para conteúdo de qualidade. Saiba mais!

Conteúdos relacionados

As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?
20/05/2024
As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?

Todo alocador conhece os benefícios básicos de uma carteira bem diversificada, claro que...

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos