Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas de Leitura – 31/03/2023

Mente Cativa
O livro ‘Mente Cativa’ do escritor polonês Czesław Miłosz analisa o impacto dos regimes totalitários na sociedade, explorando o poder destes regimes de condicionar todos os aspectos das vidas de seus cidadãos – principalmente o pensamento. O sequestro das mentes de forma generalizada diz respeito não apenas à Polônia socialista do período da Guerra Fria, objeto principal de análise do autor, mas dialoga integralmente com todos os governos totalitários e seus aspirantes ao redor do mundo. A leitura atemporal torna-se indispensável nos dias atuais, por ser este um momento desafiador para democracias.
Confira na página da Amazon

Cultura
Inspirada no livro 12 Anos de Escravidão, de Solomon Northup, a peça “12 Anos ou A Memória da Queda” conta a história de um homem negro que, após aceitar um trabalho, é sequestrado e escravizado por doze anos. A montagem apresenta uma releitura através da ótica feminina negra, presente na direção de Onisajé e Tatiana Tiburcio. Idealizada por Felipe Heráclito Lima, a montagem aborda uma temática ainda pulsante atualmente: a escravização de pessoas negras. Ao se deparar com uma pesquisa sobre a quantidade inacreditável de trabalhadores em regime análogo à escravidão em fazendas de búfalo da Ilha de Marajó (PA), o artista questionador percebeu o quanto o assunto, até então por ele ignorado, precisava ser debatido.   A peça está em cartaz até o dia 9 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, com uma apresentação diária de quinta a domingo.  
Ingressos disponíveis neste link    

Recomendação Rio Bravo
Na edição 739 do Podcast Rio Bravo, o professor de Relações Internacionais na ESPM Gunther Rudzit analisa os desdobramentos da guerra na Ucrânia um ano após a invasão russa. O professor explica os principais motivos do sucesso ucraniano em repelir a invasão, à luz da formação da Ucrânia como país independente e dos desdobramentos da última década. Ademais, os impactos das sanções do Ocidente para a já combalida economia russa também são explicados. As implicações geopolíticas da guerra, especialmente a transformação do país em um ‘pária’ internacional e em um parceiro júnior da China no contexto global, são pontos relevantes da análise do professor.   O Podcast Rio Bravo está disponível nas principais plataformas digitais de áudio.  
Confira no Spotify  

Conteúdos relacionados

As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?
20/05/2024
As “Incentivadas” seguem firmes e fortes, e as “de infraestrutura”?

Todo alocador conhece os benefícios básicos de uma carteira bem diversificada, claro que...

Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas
17/05/2024
Podcast 802 – Vivian Rio Stella: O que a comunicação diz sobre a cultura das empresas

Na Unicamp, a trajetória de Vivian Rio Stella sempre seguiu a linha reta da pesquisa acadêmica:...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos