Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

Artigos

Inteligência Artificial na Educação: Aliada ou Substituta dos Professores?

Os impactos da inteligência artificial na educação.

A questão ganhou as páginas de notícias depois que o  governador de S. Paulo, Tarcísio de Freitas, decidiu testar Inteligência Artificial na criação de planos de aulas digitais ainda esse ano. Então, o trabalho que antes era feito pelo professor será substituído pela tecnologia? Essa é uma pergunta que infelizmente ainda amedronta muitos profissionais da área de educação. Entenda!

Os impactos da inteligência artificial na educação

Iniciativas como a da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo não vão extinguir o papel do professor da sociedade. Pelo contrário: serão capazes de potencializar o trabalho desse profissional, que muitas vezes gasta grande parte do seu tempo em tarefas operacionais.

De acordo com relatório do Future of Work, realizado pelo Linkedin, em 2023, 45% das tarefas mais administrativas do professor, como planejamento de aula, poderiam ser otimizadas por inteligência artificial, aumentando assim a sua produtividade.

É exatamente isso que o Governo do Estado de São Paulo planeja fazer. Segundo o documento enviado para os professores, a iniciativa pretende aumentar em 50% a quantidade de planos de aulas realizados por um professor durante um ano letivo.

A IA não vai substituir os professores

Além de aumentar seu rendimento, quem leciona ganha novas ferramentas para garantir e aumentar a qualidade das aulas. O material gerado não o substitui, mas serve como base para seu trabalho, para edição, ampliação de conteúdo e adaptação, a fim de garantir planos de estudo mais eficazes e coerentes com as necessidades em sua sala de aula. Com a possível economia de tempo proporcionada por esta nova ferramenta, já imaginou quantas oportunidades podem surgir para a mudança no papel do educador?

A IA nunca vai substituir as relações humanas. Pelo contrário, a professor terá um papel fundamental, com possibilidades infinitas. Já imaginou gerar insights com inteligência artificial na educação para tornar o aprendizado do aluno mais personalizado? Um conteúdo pode funcionar para um aluno, mas não para outro. O tempo que sobra nessa nova dinâmica no trabalho do professor pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem uma análise mais ampliada do professor sobre cada estudante, além de outras atividades nunca realizadas antes.

O que já sabemos é que a IA pode assistir o professor em algumas funções de planejamento de aula, mas certamente precisaremos continuar trabalhando para descobrir o que mais a IA pode ajudar, e, claro, sempre com visão crítica para garantir que de fato entregaremos o que realmente importa: a aprendizagem.

Temos vários exemplos de boa utilização da IA no ensino. Um deles é a ferramenta Teacher’s Toolkit, já reconhecida internacionalmente.  Com recursos de inteligência artificial na educação, o professor pode resumir conteúdos, obter dados valiosos para compreender melhor o desempenho dos alunos e até criar apresentações que poderão ser usadas em sala para tornar, por exemplo, uma aula de inglês ainda mais dinâmica.

Isso prova que o Brasil já está preparado para utilizar suas próprias soluções em Inteligência Artificial na educação, além de tecnologias de outros países. A inovação é cada vez mais irrefreável e nenhuma decisão que traga a oportunidade de tornar a sala de aula um espaço mais digital deve nos amedrontar.

Não será qualquer tecnologia ou inovação na Inteligência Artificial na educação que, de fato, trará avanço ou melhorias no processo educacional. O mais importante de tudo é testar e avaliar, focando sempre na evolução do setor e na qualidade da entrega. É isso que nos impulsionará sempre construir novas formas de aprender e ensinar.

Por: Ana Antonio, head de Marketing e Produto do Edify Education

Conheça a Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e nosso canal no Youtube e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finançasEntre em contato!

Conteúdos relacionados

Podcast 806 – David Magalhães: Para entender o avanço da direita no Parlamento Europeu
14/06/2024
Podcast 806 – David Magalhães: Para entender o avanço da direita no Parlamento Europeu

No último domingo, o resultado das eleições para o Parlamento Europeu provocou a sensação de...

Três perigos
10/06/2024
Três perigos

Fernando Haddad foi o mais bem avaliado de todos os ministros segundo uma pesquisa do Instituo...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos