Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

Vídeo destaque

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Carlos Américo Pacheco

Fapesp: Foco na ciência, tecnologia (e nos fundos de investimentos)

No quarto episódio da série #AsInstituiçõesEstãoFuncionando, do #videocast da Rio Bravo, Carlos Américo Pacheco, diretor técnico da Fapesp, fala a respeito das características estruturais e do projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo.

Nos últimos anos, sobretudo por conta da pandemia da #Covid19, o trabalho dos cientistas passou a ter mais destaque junto à opinião pública.

Como consequência, as agências que fomentam e dão subsídio à atuação dos pesquisadores também passaram a ganhar holofote, realçando um trabalho que já vem sendo feito há bastante tempo.

Esse é o caso da Fapesp, instituição que existe desde o início dos anos 1960.

Estrutura organizacional da instituição

No videocast, Carlos Américo Pacheco explica a estrutura organizacional da entidade, sublinhando que a relação da Fapesp com o governo de Estado tem como um dos pilares a independência. “A natureza privada dá à Fapesp autonomia financeira e administrativa”.

Quando questionado acerca da existência de algum tipo de conflito, Pacheco observa que a Fapesp tem uma performance tranquila em relação ao Executivo no estado de São Paulo:

“Vários governadores reconhecem que a Fapesp é um diferencial de São Paulo, porque permite a formação de recursos humanos ultrassofisticados, assim como permite a realização de pesquisas em várias áreas, o que torna São Paulo um local diferenciado”, analisa o entrevistado.

Em outro momento da entrevista, Carlos Américo Pacheco destaca a conexão da Fapesp com o mercado financeiro:

“Já tivemos fundo de investimentos no passado e estamos lançando uma chamada ao mercado: fundos que estejam interessados em apoiar empresas de base tecnológicas nós estamos dispostos a sermos cotistas de fundos novos. Portanto, estamos interessados em receber propostas tanto de fundos de investimentos como de grupos de investidores anjos ou plataformas eletrônicas de investimentos participativos”, relata Carlos Américo Pacheco

Se você gostou no conteúdo desse episódio, confira os outros episódios da série “As Instituições Estão Funcionando?” em nosso canal no YouTube.

Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finançasFale conosco!

Últimos Vídeos

#VideocastRioBravo: Uma retrospectiva de 2023 (e o que esperar de 2024) – Gustavo Franco e Evandro Buccini
13/12/2023
#VideocastRioBravo: Uma retrospectiva de 2023 (e o que esperar de 2024) – Gustavo Franco e Evandro Buccini

Parafraseando o poeta Vinícius de Moraes, em 2023, o ar estava cheio de murmúrios misteriosos. Ao...

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Paulo Bilyk
06/12/2023
#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Paulo Bilyk

No último episódio da série “As Instituições Estão Funcionando”, do Videocast Rio...

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Bolívar Lamounier
22/11/2023
#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Bolívar Lamounier

Ao longo de sete episódios da série #AsInstituiçõesEstãoFuncionando, do Videocast Rio Bravo,...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos