Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

Vídeo destaque

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Diego Arguelhes

O Supremo: entre o direito e a política

No quinto episódio da série #AsInstituiçõesEstãoFuncionando, do Videocast Rio Bravo, o professor e pesquisador Diego Arguelhes fala a respeito do STF, a mais alta corte do país. Arguelhes é autor do livro “O Supremo: entre o direito e a política”, recém-publicado pelo selo História Real, da Editora Intrínseca.

Nos últimos anos, o STF ganhou espaço sem precedentes na história política nacional, não somente a ponto de os brasileiros serem capazes de nomear a maioria dos seus integrantes, como também a escolha dos ministros ser agora passível de ampla discussão tanto nos meios especializados quanto na conversação pública do país.

Nesse sentido, o livro de Arguelhes cumpre o papel de servir de referência para o público interessado, mas não-iniciado nos elementos centrais do Supremo Tribunal Federal. Na entrevista, ele afirma que a decisão de escrever o livro tem a ver com as mudanças que ocorreram nos últimos anos. Para o entrevistado do Videocast Rio Bravo, era preciso pensar o Supremo de um jeito que correspondesse de fato ao que está acontecendo e que se conectasse com as dúvidas que as pessoas tinham no debate público.

Nas palavras de Arguelhes: “Nem sempre são dúvidas de detalhe técnico – que, às vezes, são menos importantes. Mas são dúvidas de estrutura, de lógica, de como funciona a instituição”.

Além de apresentar as características do STF, Arguelhes comenta, ainda, a atuação dos ministros no que tange ao controle de constitucionalidade. Assim analisa o entrevistado: “Nos países com controle de constitucionalidade, você está comprando um pacote. São pessoas impondo limites a outras pessoas. Elas vão divergir, vão enfrentar temas que vão dividir a sociedade brasileira, dividem os juristas. Seria surpreendente se não gerasse controvérsia mesmo depois de o STF decidir”.

Últimos Vídeos

#VideocastRioBravo: Uma retrospectiva de 2023 (e o que esperar de 2024) – Gustavo Franco e Evandro Buccini
13/12/2023
#VideocastRioBravo: Uma retrospectiva de 2023 (e o que esperar de 2024) – Gustavo Franco e Evandro Buccini

Parafraseando o poeta Vinícius de Moraes, em 2023, o ar estava cheio de murmúrios misteriosos. Ao...

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Paulo Bilyk
06/12/2023
#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Paulo Bilyk

No último episódio da série “As Instituições Estão Funcionando”, do Videocast Rio...

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Bolívar Lamounier
22/11/2023
#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Bolívar Lamounier

Ao longo de sete episódios da série #AsInstituiçõesEstãoFuncionando, do Videocast Rio Bravo,...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos