Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

Vídeo destaque

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Maurício Zanoide

No segundo episódio da nova série do videocast da Rio Bravo, As Instituições Estão Funcionando?, Maurício Zanoide, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, destaca a atuação da tradicional “SanFran” não apenas como espaço formador de quadros para a vida pública brasileira, mas, também, como instituição que tem papel essencial junto à sociedade brasileira.

A importância da Faculdade de Direito

Zanoide afirma que a Faculdade de Direito tem uma tradição, que é renovar, inovar, desafiar paradigmas e mudar conceitos. “Foi o primeiro curso universitário aberto no Brasil, junto com a Faculdade de Direito de Recife, porque havia a necessidade de formar um núcleo de pessoas que, vivendo no país, pensasse o país, e não mais das pessoas que saíam daqui e depois voltavam com uma visão europeia, em vez de brasileira”, afirma o professor.

Ao destacar a atuação da instituição, o entrevistado ressalta que os professores têm quase como obrigação repensar, o que é ensinado para que esteja de acordo com as necessidades brasileiras.

Zanoide cita o fato de que, ainda na década de 1980, começou a discussão acerca do Direito Ambiental. “Havia resistência de alguns professores ao mesmo tempo em que havia apoio forte de outros docentes.”

Se a mudança citada acima se refere ao passado, Maurício Zanoide menciona outra, ligada ao tempo presente, envolvendo as novas tecnologias. “A inteligência artificial é uma realidade posta”, observa o convidado do Videocast Rio Bravo.

Desse modo, diferentes núcleos da USP, dentre eles a Faculdade de Direito da USP, têm se reunido para discutir quais são os temas de vanguarda e quais são os cuidados que se deve ter com essa agenda.

Mauricio Zanoide: presença social no direito acadêmico

Outro ponto citado por Maurício Zanoide diz respeito ao estímulo para que professores abram cursos chamados de Cultura, Prática e Extensão.

“O objetivo é aproximar a Faculdade de Direito da comunidade. De um lado, essa iniciativa se organiza pelo princípio de tirar o aluno da faculdade, levando-o para as experiências comunitárias, para que os estudantes possam interagir com o seu entorno. De outro lado, trazer a comunidade para dentro da universidade, de modo a fazer com que os alunos possam discutir com esse público realidades e dificuldades existentes”.

Mauricio Zanoide

Dessa forma, a Faculdade de Direito pode dar respostas imediatas para a comunidade. “Portanto, não existe mais uma elaboração do Direito que não leve em consideração uma realidade prática, uma realidade transformadora”.   

Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finanças. Fale conosco!

Últimos Vídeos

#VideocastRioBravo: Uma retrospectiva de 2023 (e o que esperar de 2024) – Gustavo Franco e Evandro Buccini
13/12/2023
#VideocastRioBravo: Uma retrospectiva de 2023 (e o que esperar de 2024) – Gustavo Franco e Evandro Buccini

Parafraseando o poeta Vinícius de Moraes, em 2023, o ar estava cheio de murmúrios misteriosos. Ao...

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Paulo Bilyk
06/12/2023
#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Paulo Bilyk

No último episódio da série “As Instituições Estão Funcionando”, do Videocast Rio...

#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Bolívar Lamounier
22/11/2023
#VideocastRioBravo: As Instituições Estão Funcionando? – Bolívar Lamounier

Ao longo de sete episódios da série #AsInstituiçõesEstãoFuncionando, do Videocast Rio Bravo,...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos