Estamos mudando de site!
Para navegar no site antigo ou ver nossa lista de fundos: Acesse aqui

artigos

Dicas da Semana – A inclusão começa por você 25/09/2021

O assunto de hoje é Diversidade e Tolerância Religiosa.

diversidade religiosa é o termo que representa a grande quantidade e variedade de religiões, a liberdade religiosa dos indivíduos e a valorização de todas as manifestações religiosas.

Em agosto e no começo deste mês, falamos sobre 4 dos 7 maiores conflitos atuais causados por diferenças religiosas, mas hoje falaremos dos últimos 3

Sudão

Grupos em conflito: muçulmanos e não-muçulmanos

A guerra civil no Sudão já se prolonga há mais de 46 anos. Estima-se que os conflitos, que misturam motivações étnicas, raciais e religiosas, já tenham deixado mais de 1 milhão de sudaneses refugiados. Em maio de 2006 o governo e o principal grupo rebelde, o Movimento de Libertação do Sudão, assinaram o Acordo de Paz de Darfur, que previa o desarmamento das milícias árabes, chamadas janjawid, e visava dar fim à guerra. No mesmo ano, no entanto, um novo grupo deu continuidade àquela que foi chamada de “a pior crise humanitária do século, considerada genocídio pelo então secretário de estado norte-americano Colin Powell, em 2004.

Tailândia

Grupos em conflito: budistas e muçulmanos

Um movimento separatista provoca constantes e violentos ataques no sul da Tailândia e criou uma atmosfera de suspeita e tensão entre muçulmanos e budistas. Apesar dos conflitos atingirem os dois grupos, eles representam parcelas bastante desiguais do país: segundo dados do governo tailandês, quase 90% da população do país é budista e cerca de 10% muçulmana.

Tibete

Grupos em conflito: Partido Comunista da China e budistas

A regulação governamental aos monastérios budistas teve início quando o Partido Comunista da China marchou rumo ao Tibete, assumindo o controle do território e anexando-o como província, em 1950. Mais de meio século se passou desde a violenta invasão, que matou milhares de tibetanos e causou a destruição de quase seis mil templos, mas a perseguição religiosa permanece. Um protesto pacífico iniciado por monges em 2008 deu início a uma série de protestos no território considerado região autônoma da República Popular da China.

Leia mais em: https://super.abril.com.br/blog/superlistas/7-conflitos-atuais-causados-por-diferencas-religiosas/

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir.

Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conteúdos relacionados

Podcast 799 – Sérgio de Freitas: Um museu com a vocação para a ciência e tecnologia
26/04/2024
Podcast 799 – Sérgio de Freitas: Um museu com a vocação para a ciência e tecnologia

Em 15 anos de existência, o Museu Catavento já recebeu 7 milhões de visitantes e é um dos...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos