dicas de leitura

dicas de leitura

Data

01/10/2021

Tempo de Leitura

5 minutos

Dicas de Leitura – 01/10/2021

Dicas de Leitura – 01/10/2021

Data

01/10/2021

Tempo de Leitura

5 minutos

A Reckoning for the China Dream

A China e as mudanças de política econômica que estão ocorrendo este ano continuam nas atenções do mercado. Os efeitos das regulações atuais sobre a economia asiática ainda são incertos, mas é fato que mudanças consideráveis na economia mundial devem acontecer. Nesse artigo publicado no Project Syndicate, alguns excelentes economistas e especialistas em China comentam os possíveis impactos das ações do governo chinês. Kenneth Rogoff destaca que o principal desafio será reorientar uma economia que dependeu décadas do setor imobiliário. Stephen Roach afirma que as ações regulatórias podem subjugar o empreendedorismo no país. Vale a pana a leitura para entender o que acontece em uma das principais economias do mundo.

Acessar artigo

The Countervailing Forces on Bond Yields and the Timing of a Rise

Outro assunto voltou a gerar volatilidade nos mercados nessas últimas duas semanas. A preocupação, que antes era focada em quando o Fed começaria a retirar os estímulos monetários, passa agora a para qual será o momento em que o Banco Central americano irá começar a subir o juro. Neste artigo publicado pela Bridgewater Associates, o CIO do hedge fund mostra que a curva de juros americana, em geral, não é uma boa preditora de movimentos no juro definido pelo Fed. No fim, o que realmente será importante para a curva de juros americana será como a economia evoluirá e como o Fed atuará nos próximos meses.

Acessar artigo

Did I Miss the Value Turn?

O debate entre value (ações de empresas consolidadas mal precificadas, normalmente concentradas em setores mais cíclicos) e growth (ações com forte crescimento, mais concentradas em ações de tecnologia) continua rendendo ótimos artigos. As ações de valor tiveram uma forte recuperação a partir do terceiro trimestre de 2020, em grande parte devido à recuperação das economias. Neste artigo da Research Affiliates, os autores mostram que, apesar dessa recuperação, boa parte dessas ações ainda estão descontadas em relação ao histórico. A perspectiva de desaceleração global (com as crises energética e de supply chain), contudo, podem atrasar esse processo de recuperação.

Acessar artigo

Cultura

Este interessante artigo do The Guardian analisa as obras de Steven Pinker, professor de Psicologia de Harvard e autor de inúmeros livros sobre linguística e cognição. Nos últimos livros que escreveu, Pinker saiu um pouco da ciência e passou a dar mais destaque à história, mais precisamente em como a qualidade de vida melhorou nas últimas décadas. O autor começou a ser conhecido como um profundo defensor do status-quo. O artigo aborda não somente os aspectos técnicos do cientista, mas também a controversa influência político-cultural que teve a partir das últimas obras.

Acessar artigo

Recomendação Rio Bravo

A recomendação dessa semana vai para o livro Firefighting – The Financial Crisis and Its Lessons, escrito por Bem Bernanke, Timothy Geithner e Henry Paulson, respectivamente Chairman do Fed, Presidente do Fed NY e Secretário do Tesouro, durante a crise de 2008. O livro é relativamente curto, mas conta os principais acontecimentos nos bastidores da maior crise econômica desde a grande depressão. Sem entrar nos detalhes técnicos, o livro destaca as operações, as negociações políticas e as conversas com as instituições financeiras nos principais eventos de 2007 e 2008.

Acessar livro

Conteúdos relacionados

...
05/08/2022
Dicas de Leitura – 05/08/2022

Sexta-feira, 05 de agosto de 2022 A política fiscal devia voltar aos fundamentosNeste artigo do...

...
05/08/2022
Podcast 709 – Matias Fernandez: A estratégia da Karvi e as soluções para o comércio de automóveis

Nos últimos anos, o mercado de carros usados tem estado bastante aquecido. Só que o processo de...

...
05/08/2022
Dicas da Semana – A inclusão começa por você 05.08.2022

Temos datas importantes na luta pela Diversidade e Inclusão para serem celebradas no mês de...

Quer saber mais?

Cadastre-se para receber informações sobre nossos fundos